República Tcheca vence, avança como primeira do grupo e elimina Polônia


A República Tcheca se classificou para as quartas de final da Eurocopa 2012 ao bater a dona da casa, Polônia, por 1 a 0 no Estádio Municipal de Wroclaw. O resultado frustrou a presença maciça da torcida polonesa. Já a seleção tcheca, comemora não apenas a classificação, mas também a surpreendente recuperação da equipe, que foi goleada na primeira rodada, e acabou se classificando na primeira posição do grupo A.

República Tcheca avança na Euro 2012 (Foto:Portal Terra)

Os tchecos tiveram uma baixa para o início de jogo, já que com problemas físicos, Rosicky, tido como principal jogador do meio campo da equipe, teve de ficar no banco de suplentes. Já a Polônia, foi escalada da mesma forma que jogou nas partidas anteriores.

O Jogo.

No primeiro tempo, a Polônia foi quem começou partindo pra cima, marcando a saída de bola e aproveitando a velocidade de Błaszczykowski e Obraniak, que se aproximavam do sempre perigoso Lewandowski para levar perigo ao gol tcheco. Lances perigosos não demoraram a aparecer, sendo que logo no primeiro minuto, em cobrança de falta de Obraniak, Dudka tentou emendar de bicicleta, mas acabou colocando a bola pra fora. Logo na sequência, foi a vez de Błaszczykowski receber um bolão de Obraniak, mas parar em grande defesa de Peter Cech, que brilharia novamente aos 9 minutos, quando após falha grotesca de Prasil, Lewandowski, limpou a marcação e chutou praticamente em cima do goleiro tcheco.

O domínio polonês era tão grande, que ao terminar o primeiro tempo, a seleção havia finalizado 7 vezes, diante de apenas uma finalização do time adversário, que até equilibrou a partida após os 30 minutos, coincidência ou não, justamente quando a chuva começou a cair. Com campo molhado, a seleção da Polônia perdeu velocidade e abriu espaços pelas laterais, principalmente na direita, quando Pilar começou a chamar o jogo e armar as jogadas pela República Tcheca. Fato é, que apesar de apresentar um melhor futebol na primeira etapa, o time polonês não conseguiu converter nenhuma chance, em gols.

O segundo tempo começou mais truncado, com várias faltas e cartões sendo aplicados pelo arbitro do jogo,  Craig Thomson. E foi justamente na bola parada, que aos 18 minutos, surgiu o primeiro lance de perigo da segunda etapa, quando Plasil colocou na área, a bola passou por todo mundo, e Tyton foi obrigado a praticar difícil defesa.

Jiracek marcou o gol da classificação (Foto: Portal Terra)
Já aos 26 minutos, pintou o gol da classificação da República Tcheca, e tudo começou num rápido contra-ataque, puxado por Baros, que chegou na entrada da área, e na hora exata rolou para Jiracek, limpar a marcação e mandar pro fundo do barbante, calando a grande torcida da Polônia presente no estádio.

Precisando da virada, o técnico Franciszek Smuda, fez alterações para tentar dar mais ofensividade ao time polonês, sacando Obraniak e Murawski do time, e mandando Mierzejewski e Brozek pro gramado. Por outro lado, o treinador tcheco, Michal Bilek, realizou substituições que fecharam o time, Baros, Jiracek e Pilar deixaram o campo, para a entrada de Peckhart, Rajtoral e Rezek.

O jogo então, passou a ser de ataque contra defesa, mas a Polônia não conseguiu encontrar o caminho do gol, para a alegria da torcida tcheca, que pode vibrar com o time a classificação para a próxima fase da Eurocopa 2012.

A República Tcheca se classificou na primeira posição do grupo com 6 pontos, tudo por que, na outra partida, a Grécia bateu a Rússia por 1 a 0, e chegou aos 4 pontos, ficando com a 2° vaga. Na próxima fase, o selecionado tcheco enfrenta o segundo colocado do Grupo B, no qual todas as seleções podem se classificar, sendo elas, Alemanha, Dinamarca, Portugal e Holanda.

Por Rafael Guimarães (@Rafagdasilva)

0 comentários