Cristiano Ronaldo brilha e comanda a classificação portuguesa, despachando uma das favoritas na competição.


Contestado por não jogar todo seu futebol na Seleção Portuguesa, Cristiano Ronaldo calou os críticos na partida ocorrida em Carcóvia. Em grande atuação, o capitão da equipe chamou a responsabilidade para si, com grandes jogadas e dois gols decisivos. O gol marcado por Van der Vaart logo no início da partida não assustou os portugueses, que foram para cima, criaram as melhores chances e venceram de virada, por 2 a 1.

Van der Vaart marca e a equipe comemora. Crédito: Reuters
A Holanda entrou em campo pressionada. Qualquer resultado que não fosse uma vitória expressiva tiraria os laranjas da Euro. Pensando nisso, Bert van Marwijk mandou a campo um time mais ofensivo, sacando Van Bommel e Afellay e promovendo as entradas de Van der Vaart e Huntelaar. Já Portugal, embalado pela vitória contra a Dinamarca, mandou a campo a mesma equipe da partida anterior.

A Holanda começou buscando o gol. O ritmo foi intenso desde o primeiro minuto, porém, a equipe Portuguesa se defendia bem e bloqueava o acesso Holandês à sua área. Não tendo espaço para infiltrar, a saída encontrada foi apostar nos arremates de média distância. E foi assim que aconteceu o primeiro gol. Robben, em sua jogada clássica, cortou para o meio, mas, desta vez, não finalizou; ele viu Sneijder bem posicionado e passou para o meia. O camisa 23 recebeu, ajeitou a bola e mandou um chute forte, no canto oposto do goleiro Rui Patrício.

Cristiano Ronaldo comemora o primeiro gol. Crédito:  tvi.iol.pt
A necessidade do empate fez Portugal acordar na partida. Cristiano Ronaldo destoou e foi protagonista da reação portuguesa. Depois de duas finalizações perigosas, uma na trave e outra que obrigou o goleiro Stekelemburg a fazer grande defesa, o jogador do Real Madrid deixou o seu gol. O nervosismo tomou conta dos holandeses, que não conseguiam sair de seu campo. Cristiano Ronaldo continuava protagonizando os principais momentos da partida, ora finalizando, ora com assistências a seus companheiros, mas faltava pontaria aos lusos.

O segundo tempo começou com maior iniciativa holandesa. Embora tivesse mais posse de bola e jogasse no campo ofensivo, a Holanda não criava chances. A falta de objetividade fazia com que a Laranja Mecânica tocasse a bola na intermediária ofensiva, sem penetrar na bem postada defesa portuguesa. Já Portugal, saindo em contra-ataques, criava boas chances em jogadas de velocidade.

Festa portuguesa. Crédito: uefa.pt
Cristiano Ronaldo, novamente, era o destaque da partida. Em grande jogada pela esquerda, o camisa 7 deu um passe espetacular para Nani, que perdeu o gol. Dois minutos depois, Nani resolveu retribuir o favor fez grande assistência a Ronaldo, que, com calma e classe, limpou o lance e chutou forte. Era o gol da classificação portugesa. A Holanda não conseguia mais sair jogando e a partida ficou fácil para Portugal, que dominava as ações ofensivas e criou inúmeras chances no final do jogo.

A Holanda está eliminada da Eurocopa ainda na primeira fase, fato que não ocorria desde 1980. Já Portugal pega a República Tcheca, em Varsóvia, quinta-feira, 21, às 15 h 45 min pelas quartas-de-final da competição europeia.

Por: Felipe Milanezi (@_Milanezi_)

0 comentários