Na base do sufoco, Portugal bate a República Tcheca e se garante na semifinal

Jogando pela primeira vez em território polonês na Euro, Portugal dominou a partida desde o primeiro minuto, sem deixar que os Tchecos criassem perigo.No entanto, a equipe lusitana sofreu até alcançar o tento. Quem resolveu a partida, mais uma vez, foi Cristiano Ronaldo ao marcar o gol da vitória no final da segunda etapa.

Portugueses comemoram a classificação. Crédito: uefa.com
O treinador Paulo Bento tinha todos os jogadores à disposição para a partida e optou pela manutenção da equipe que vinha atuando. Na República Tcheca, a situação era diferente. Sem poder contar com seu principal meia, Rosicky, Michel Bilek optou por começar a partida com Darida na equipe titular.

Apesar do início de jogo muito movimentado, a primeira finalização ocorreu apenas aos 12 minutos, em chute fraco de fora da área do meia João Moutinho. Os tchecos chegaram a ensaiar uma pressão aos a partir dos 15 minutos de partida, apostando em cruzamentos para Milan Baros.

Gol de Cristiano Ronaldo. Crédito: uefa.com
O momento de superioridade tcheca não durou muito e Portugal mostrou seu poderio ofensivo com Cristiano Ronaldo. O jogador do Real Madrid aparecia em boas condições de finalizar, mas parava nas mãos de Petr Cech. Na melhor chance da primeira etapa, o camisa 7 recebeu livre dentro da área, chutou e viu o goleiro fazer boa defesa.

A segunda etapa teve pressão ainda maior por parte de Portugal. Raul Meireles cresceu, sendo responsável pela criação das melhores chances de gol da partida. Cristiano Ronaldo colecionava chances perdidas e o clima passou a ser de tensão. Mas logo o capitão da equipe tratou de acalmar os portugueses. Após cruzamento da direita, Cristiano Ronaldo se antecipou ao defensor adversário e mandou um disparo forte de cabeça, direto para a rede. Era o gol da classificação. Sem criatividade, a Rep. Tcheca não esboçou reação e pareceu conformada em ser eliminada por apenas 1 a 0.
Tchecos aplaudem a torcida, apesar da derrota. Crédito: uefa.com

Portugal aguarda a partida de sábado para saber seu adversário, Espanha ou França. A semifinal será disputada quarta-feira, 27, às 15h e 45min em Donetsk e irá apontar o primeiro finalista da Eurocopa 2012.

Por: Felipe Milanezi (@_Milanezi_)

0 comentários