Com segundo tempo arrasador, Alemanha passa pela Grécia e está na semifinal da Eurocopa 2012

A Alemanha goleou a Grécia por 4 a 2 na Arena Gdansk em jogo válido pelas quartas de finais da Eurocopa 2012. Com o resultado, o selecionado alemão confirmou seu favoritismo e avançou para a semifinal do torneio. A Grécia, apesar de eliminada, comemora o fato de ter chegado a essa fase da competição, já que a seleção foi considerada da grande zebra da primeira fase.

A Alemanha entrou em campo com várias alterações em relação as equipes escaladas nas partidas anteriores da competição. O técnico Joachim Low optou em deixar Muller, Podolski e Mario Gomes no banco de suplentes, escalando então, Reus, Schürrle e Klose como titulares. Já a Grécia, de Fernando Santos, entrou em campo desfalcada de seu principal jogador, Karagounis.

Alemanha goleia Grécia e avança na Euro (Foto:Portal Terra)
O jogo

A Alemanha começou a partida tendo muita posse de bola, velocidade e objetividade. Com isso, partiu pra cima, tendo inclusive um gol anulado logo no início de partida. O lance aconteceu em um chute de Khedira de fora da área, o goleiro Sifakis soltou a bola, e Klose, em posição irregular, mandou pro fundo do gol.

Aos 20 minutos, a Alemanha detinha uma posse de bola de 70%, sendo toda no campo ofensivo. Os volantes tinham total liberdade para chegar ao ataque, já que o time grego, mesmo marcando com os 10 de jogadores de linha no campo defensivo, permitia que o selecionado alemão encontra-se muitos espaços. Reus e Ozil perderam boas possibilidades para o time alemão.

O time grego tentava ameaçar em raros contragolpes, e o de mais perigo aconteceu quando Samaras arrancou do campo de defesa, inverteu pro lado direito, encontrando Ninis, no bico da área. O meio campo grego cortou por dentro, e finalizou fraco, Neuer sem dificuldades praticou a defesa.

Aos 38 minutos, enfim, a Alemanha aplicou justiça ao marcador. Lahm recebeu pela esquerda, limpou pro meio, e de perna direita soltou uma bomba, indefensável pro goleiro Sifakis. Golaço, Alemanha 1 a 0.

Ao fim do primeiro tempo, o time alemão havia finalizado treze vezes contra a meta grega, que por sua vez, só ameaçou o gol defendido por Neuer em duas oportunidades.

Em busca de mudar a postura do time grego, o treinador Fernando Santos decidiu fazer duas alterações logo na volta do intervalo, sacando Ninis e Tzavellas do time, e mandando Gekas e Fotakis pro gramado. Com isso a Grécia passou a ter um trio ofensivo, formado com Samaras e Salpingidis abertos e Gekas centralizado.

As alterações fizeram com que o time grego se soltasse em campo, e começasse a atacar com velocidade pelas pontas. E foi assim, que aos 10 minutos, numa arrancada pela direita, Salpingidis cruzou rasteiro, e Samaras de carrinho, empatou o jogo.

Klose também deixou sua marca (Foto:Portal Terra)


Aos 15 minutos, uma pintura! Cruzamento de Boateng. Khedira chegou de trás, e de primeira, num sem pulo fantástico, recolocou a Alemanha na frente. 2 a 1. Não demorou muito, e foi a vez de Klose deixar sua marca. Cobrança de falta de Ozil pela direita, e o artilheiro alemão se antecipou a marcação pra mandar pro fundo do barbante. Alemanha 3 a 1.



Os treinadores continuaram a mexer nas equipes. Na Alemanha entrou Muller em lugar de Schürrle. Já na Grécia, Makos deixou o campo, e Liberopoulos adentrou ao gramado.

Aos 28 minutos, o gol que definiu de vez a classificação da Alemanha. Klose recebeu por entre a zaga, tocou em cima do goleiro, e no rebote, Reus bateu de primeira, a bola bateu na trave e morreu no fundo do gol. Alemanha 4 a 1.

O técnico Joachim Low fez ainda mais duas alterações em sua seleção, sacando Klose e Reus, e mandando Götze e Mario Gomes ao gramado.

Com a classificação definida, a Alemanha deixou o tempo correr, e quando podia, na base de passes rápidos, finalizava. E sempre contava com a ajuda do arqueiro Sifakis, que dava rebote em todos os lances.
Alemanha está na semifinal da Euro 2012 (Foto:Portal Terra)

Aos 43 a Grécia ainda conseguiu descontar. Em um pênalti marcado pelo árbitro, Damir Skomina. Salpingidis cobrou no canto esquerdo, o goleiro pulou no direito. Alemanha 4 x 2 Grécia. E fim de papo em Gdansk.

Na semifinal, a Alemanha encara o vencedor da partida entre Inglaterra e Itália que acontece neste domingo (24) às 15h45 de Brasília.

Por Rafael Guimarães (@Rafagdasilva)

0 comentários