Itália e Croácia ficam no empate pelo grupo C

Itália e Croácia entraram em campo no Estádio Municipal de Poznan, em jogo válido pela segunda rodada do grupo C da Eurocopa 2012. A Itália buscava a primeira vitória no torneio, enquanto a Croácia visava conquistar seu segundo trinfo, e a vontade das duas equipes acabou resultando em um empate por 1 a 1. Justo, já que cada equipe comandou um tempo. Com o resultado, a Croácia passa a depender apenas de si para avançar às quartas de finais, já a Itália vai depender de uma combinação de resultados.

Comemoração de Andrea Pirlo, autor de um belo gol pro selecionado italiano (Foto: Portal Terra)

O técnico Cesare Prandelli mandou a campo a mesma equipe que empatou com a Espanha por 1 a 1 na primeira rodada, por mais que houvesse uma expectativa de que o Balotelli perdesse a posição no time titular para Di Natale que entrou bem na partida contra os espanhóis, fazendo inclusive, o gol italiano na oportunidade. A Croácia, do técnico Slaven Bilic, também repetiu a escalação da primeira rodada, quando bateu a Irlanda por 3 a 1.

O Jogo.

A Itália entrou em campo tomando as iniciativas ofensivas, principalmente por conta da boa movimentação de Cassano, que ora caia pela direita, ora pela esquerda, tendo Balotelli ao centro. Importante também destacar a aproximação ofensiva dos alas italianos, Maggio e Giaccherini. Já o time Croata se limitava a marcar, e quando encontrava espaços, tentava fugir em contra-ataques, também usando as laterais, já que as principais jogadas do time croata no primeiro tempo surgiram de bolas alçadas na área, sempre buscando o camisa 17, Mandzukic.

Os primeiros lances de perigo foram criados pela seleção italiana, com Batoletti e Marchisio chutando com perigo, e ameaçando a meta defendida por Pletikosa, goleiro da Croácia, que viria a ser um dos destaques da primeira etapa. Tudo por que, aos 36 minutos, a Itália chegou com muito perigo, quando Marchisio recebeu na área, limpou a marcação e bateu, o arqueiro croata salvou, e no rebote, novamente Marchisio, desta vez chegou a limpar o goleiro, que ainda assim conseguiu se recuperar e salvar a equipe croata de levar o primeiro gol.

Mas logo após a sequência espetacular de defesas de Pletikosa, a Itália ganhou uma falta no bico esquerdo da grande área, e Andrea Pirlo, com toda categoria que tem, apenas colocou a bola no canto direito, abrindo o placar no Estádio Municipal de Poznan. Itália 1 a 0.

Ao final do primeiro tempo, o selecionado italiano havia finalizado 11 vezes, enquanto a Croácia finalizou apenas em 3 oportunidades. Já em questão de posse de bola, a Itália manteve uma média de 54% contra 46% da Croácia.

No segundo tempo, a Croácia foi quem atacou primeiro, quando Modric recebeu pela esquerda, trouxe por dentro e bateu para firme defesa de Buffon. Na sequência, novamente o jogador do Tottenham criou boa oportunidade, chegando pela esquerda, puxando pra perna direita e desta vez, isolando a bola.

A Croácia conseguiu no início do segundo tempo, o que não conseguia no primeiro, diminuir a posse de bola da Itália, e usar mais o meio do campo para chegar ao ataque. Já o selecionado italiano se fechou, e armou o time para jogar em contra-ataque, visando explorar a velocidade de Cassano e Balotelli.

Em busca de administrar o resultado, o técnico Cesare Prandelli sacou Thiago Motta e Balotelli do time e colocou Montolivo e Di Natale. Já na Croácia, o treinador, Slaven Bilic, sacou Perisic e mandou Pranjic pro gramado.

Aos 26 minutos, cruzamento da esquerda, a zaga da Itália parou e Mandzukic, livre, ajeitou e bateu, a bola resvalou na trave e morreu no fundo do gol. Croácia 1x1 Itália.

Após o gol da Croácia, o jogo esquentou bastante, as duas equipes passaram a atacar em busca da vitória, e com isso, abriram espaços para contra-ataques. E na busca por gols, os técnicos novamente mexeram nas equipes, na Itália, Cassano deu lugar a Giovinco, enquanto na Croácia, o brasileiro naturalizado croata, Eduardo da Silva, entrou no lugar de Jelavic.

Mesmo com a grande ofensividade das equipes, o resultado não foi alterado. Fim de jogo, Itália 1x1 Croácia.

Com o resultado, a Croácia segue líder do grupo, agora com 4 pontos, já a Itália chega 2. Ambas as equipes esperam o resultado do jogo entre Espanha e Irlanda, que acontece às 15h45 para saber como ficará a definição do grupo.

Na próxima segunda feira (18), a Itália entrará em campo diante da Irlanda, em Poznan, enquanto a Croácia enfrentará a Espanha em Gdansk.

0 comentários