Itália vence Irlanda e passa em segundo no Grupo C

Festa: Itália vence a Irlanda e se classifica (Foto: AFP)

Por: Gabriel Araújo (@gabriel_araujo1)
A Itália está classificada para as oitavas-de-final da Eurocopa 2012. Em Poznan, a Azzurra bateu a Irlanda por 2 a 0, gols de Cassano aos 34 do primeiro tempo e de Balotelli aos 44 do segundo, contou com a vitória da Espanha por 1 a 0 sobre a Croácia em Gdansk e avançou.

O time de Cesare Prandelli foi superior durante todo o jogo e mereceu vencer. Agora, tem uma preocupação para as oitavas: Chiellini. O defensor da Juventus saiu de campo amparado e com muitas dores, sendo dúvida para a próxima partida. Ele será tratado pelo departamento médico, que analisará suas condições para o prélio contra o primeiro do grupo D em Kiev, dia 24.

A chave C fecha com a Espanha em primeiro com 7 pontos. Itália em segundo com 5. Em terceiro, Croácia com 4. Sem marcar pontos - segunda seleção desta Euro a conseguir o feito (Holanda é a outra) -, a Irlanda  ficou na última posição.

O jogo:

A Itália foi muito superior no primeiro tempo. Se fora de campo, nas arquibancadas, a torcida da Irlanda jogava para frente, dentro dele o time ia muito mal. Na etapa inicial, por exemplo, a marca de erros dos defensores irlandeses responsáveis pela saída de bola passou de 60%. A equipe se portava muito mal e disposição tática não existia.

Tudo isso facilitava o trabalho da Itália, que, como já dito, apresentava um futebol bem melhor. A seleção de Cesare Prandelli, apesar de armada bem defensiva, com muitos volantes, tomava conta de todas as regiões do campo e não deixava o adversário jogar. Isso, porém, só se transformou em chances mais claras na parte final do primeiro tempo. Eram muitos toques e pouca eficiência em finalizações.

Aos 29, a primeira grande oportunidade: Di Natale recebeu de De Rossi e girou para finalizar em cima de St. Ledger. Cinco minutos depois, blitz: Di Natale driblou Given, que saiu atordoado, e mesmo sem ângulo chutou. A zaga tirou em cima da linha. Na volta, Given quase ficou com penas na mão, mas jogou para escanteio, que gerou o único gol do tempo 1: Cassano, de cabeça. 1-0.

Para o segundo tempo, a Irlanda voltou buscando pressionar mais a saída de bola italiana, mas logo começou a ceder, fraca que é. A Itália chegava, principalmente com Di Natale e Cassano, que acabaram saindo. O jogo, porém, não se mostrava com um domínio tão intenso. Em boa parte, acabou parado, com muita enrolação.

Só esquentou definitivamente nos minutos finais, quando a Espanha abriu o placar na outra partida do grupo, mas acredito ser coincidência. Andrews, pela Irlanda, foi expulso. E logo depois, Balotelli, que havia substituído justamente um dos destaques, Di Natale, fechou a conta. Após levantamento, ele virou um belo voleio e marcou, dando números finais ao jogo: 2 a 0.


FICHA TÉCNICA:
ITÁLIA 2 x 0 IRLANDA

Local:
Estádio Municipal, em Poznan (Polônia)
Data: 18 de junho de 2012, segunda-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun, ambos turcos
Assistentes adicionais: Hüseyin Göek e Bülent Yildirim, ambos turcos
Cartões amarelos: ITA - Balzaretti, De Rossi e Buffon; IRL - Andrews, O'Shea e St. Ledger
Cartão vermelho: IRL - Andrews
GOLS:
Itália: Cassano (34'/1T) e Balotelli (44'/2T)

ITÁLIA: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini (Bonucci) e Balzaretti; Pirlo, Marchisio, De Rossi e Thiago Motta; Di Natale (Balotelli) e Cassano (Diamanti).
Técnico: Cesare Prandelli.

IRLANDA: Given; O'Shea, Dunne, St. Ledger e Ward; Whelan, Andrews, McGeady (Long) e Duff; Keane (Cox) e Doyle (Walters).
Técnico: Giovanni Trapattoni.

0 comentários