Espanha bate Croácia, confirma favoritismo e avança como primeira no grupo C


A Espanha garantiu sua classificação para as quartas de final da Eurocopa 2012 ao bater a Croácia, por 1 a 0, em jogo extremamente disputado na Arena Gdansk. O gol do alívio espanhol, só saiu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Jesus Navas balançou as redes croatas. Com a vitória, o selecionado espanhol segue firme na disputa pelo inédito bi-campeonato europeu.
No sufoco, a Espanha bateu a Croácia por 1 a 0 (Foto:Portal Terra)
Fernando Torres, que entrou bem na partida contra a Irlanda, foi mantido na equipe espanhola pelo técnico Vicente del Bosque. Com isso, o time novamente contou com um centro-avante efetivo. Pelos lados da Croácia, o técnico, Slaven Bilic, na tentativa de enfraquecer o domínio que a Espanha impõe sobre seus adversários, mandou a campo uma equipe de mais pegada no meio campo, colocando Vida e Pranjic na equipe titular e mandando Jelavic e Perisic para o banco de suplentes.

O jogo

Os 10 minutos inicias foram de muito estudo por parte de ambas as equipes. A Espanha, como já é tradicional, jogava com a bola no pé, mantendo um posse de bola de 64%, e um futebol de paciência, tocando a bola e esperando achar espaços na defesa da Croácia, que quase não existiam, já que o selecionado croata entrou em campo marcando com os 10 jogadores de linha, atrás da linha do meio campo, com Modric, Vukojevic e Mandzukic marcando a saída de bola do time espanhol.

Como dito anteriormente, a Espanha jogava com paciência, esperando um erro do time croata, que aconteceu aos 11 minutos, quando a zaga deixou David Silva livre na entrada da área, o meia deu um passe perfeito por entre a zaga para Iniesta, que tocou fraco na bola, parando no goleiro Pletikosa.

Aos 25 minutos de jogo, a Espanha chegou a incrível marca de 78% de posse de bola, e 5 finalizações, sendo 3 delas perigosas. Com Fernando Torres e Sérgio Ramos parando no goleiro Pletikosa, e Pique chutando por cima do gol. A Croácia havia chutado apenas uma vez, quando Pranjic infiltrou pela esquerda, mas bateu fraco, pra fácil defesa de Casillas.

O jogo seguiu com a Espanha tendo uma grande posse de bola, mas com dificuldades para criar, já que a marcação da equipe croata era muito forte, e o time estava bem distribuído em seu sistema defensivo.

Os times voltaram para o segundo tempo sabendo do resultado do outro jogo, que era de 1 a 0 para a Itália em cima da Irlanda, resultado que até então, eliminava a Croácia da Eurocopa. Justamente por isso, o time comandado por Slaven Bilic adiantou sua linha de marcação, pressionou a saída de bola da Espanha e forçou alguns erros dos zagueiros espanhóis, que só não deram resultados, por que a cobertura da seleção de Vicente del Bosque era eficiente.

Casillas faz defesa após toque de Rakitic (Foto: Globo Esporte)

Aos 13 minutos, a Croácia criou uma grande oportunidade, em arrancada de Modric pela direita. O camisa 10 croata cruzou de três dedos na cabeça de Rakitic, que livre, tocou de cabeça e Casillas praticou um verdadeiro milagre, salvando a pátria espanhola.

Aproveitando o fato de a seleção croata sair mais no segundo tempo, o técnico Vicente del Bosque sacou Fernando Torres do time, e mandou Jesús Navas pro gramado, visando obter velocidade para aproveitar os espaços que começavam a aparecer. Já Slaven Bilic, decidiu partir pro tudo ou nada, mandando à campo Perisic e Jelavic nos lugares de Pranjic e Vida, respectivamente.

Com as alterações, a Croácia passou a ser mais perigosa, tendo como válvula de escape Modric, que fazia bela partida. Mas era pela esquerda, que nasciam os principais lances de perigo, com a chegada de Perisic e a aproximação do Strinic, que em todo momento, buscavam o artilheiro, Mandzukic. E ainda na linha do tudo ou nada, Eduardo da Silva entrou no time croata, em lugar do volante Vukojevic.

Com o passar do tempo os times começaram a se abrir, Fabregas desperdiçou boa oportunidade para a Espanha e Srna perdeu pela Croácia. Navas e Iniesta também criaram bons lances, e obrigaram o goleiro Pletikosa a fazer boas defesas.

Jesus Navas foi o autor do gol da classificação (Foto:Globo Esporte)
Aos 42 minutos, Fabregas por elevação achou Iniesta livre na área, ao invés de bater, o camisa 6 espanhol preferiu tocar para Jesus Navas, que só teve o trabalho de rolar pro fundo do barbante e garantir a vaga da Espanha para a próxima fase da Eurocopa.

Precisando de apenas um gol para avançar, a Croácia colocou todo seu time no campo de ataque, mas não deu resultado. Fim de jogo, Espanha (classificada) 1 x 0 Croácia (eliminada).

O Grupo C termina com a Espanha líder com 7 pontos, e Itália na segunda posição com 5. Croácia com 4 pontos e Irlanda, com nenhum, estão fora do torneio.

Por Rafael Guimarães (@rafagdasilva)

0 comentários