Balotelli decide e Itália é finalista da Eurocopa 2012


Contando com atuação vibrante de Balotelli, a Itália bateu a Alemanha por 2 a 1 e está na final da Eurocopa 2012. Com o resultado, o selecionado italiano desbancou uma das grandes favoritas ao título. E agora, na terceira final de sua história, terá mais uma seleção considerada favorita pela frente, a Espanha. A Itália busca seu segundo título europeu.

Balotelli marca duas vezes na vitória italiana (Foto:Portal Terra)

A Itália de Cesare Prandelli adentrou ao gramado desfalcada de dois jogadores. Abate lesionado e Maggio suspenso. Já na Alemanha, o treinador Joachim Low recolocou Mario Gomez, Podolski e Kroos como titulares da equipe.

O jogo.

A Itália começou o jogo tendo mais posse de bola em relação ao time alemão, que por sua vez, era mais objetivo. Tanto que as duas primeiras possibilidades foram do selecionado alemão, a primeira com Hummels, onde Pirlo salvou em cima da linha, e depois numa bola rebatida, onde Buffon praticou grande defesa.

Com o passar o tempo, a Itália passou a converter a posse de bola em chances de gol. Primeiramente em jogada individual de Montolivo, que limpou a marcação e disparou rasteiro no canto, como o chute saiu fraco, Neuer não teve dificuldades pra defender.

Aos 17 minutos, saiu o primeiro gol do jogo. Grande jogada de Cassano pela esquerda, que girou pra cima da marcação de Hummels e cruzou com perfeição na cabeça de Balotelli, que mandou pro fundo do barbante. Itália 1 a 0.

Após tomar o gol, a Alemanha adiantou suas linhas e começou a usar os tiros de fora da área como arma principal. Kroos e Ozil arriscaram sem muito perigo, já Khedira, quando arriscou, conseguiu colocar uma curva venenosa na bola e obrigou o goleiro Buffon a praticar uma defesa espetacular.

Aos 38 minutos, contra-ataque mortal da Itália. Montolivo lançou do campo de defesa e encontrou Batotelli em posição legal. O camisa 9 ajeitou a bola, e mandou uma bomba no ângulo esquerdo de Neuer. Itália 2 a 0. Destaque para a vibração de Balotelli, que tirou a camisa na comemoração e acabou levando cartão amarelo.

Ao fim do primeiro tempo a Itália levou pro vestiário uma excelente vantagem. Por isso mesmo, na volta do intervalo, o treinador alemão, Joachim Low, promoveu das alterações, sacando Mario Gomez e Podolski da equipe, mandando Klose e Reus pro gramado.

O início do segundo tempo foi de ataque contra defesa, até natural já que a Alemanha precisava de gols para reverter a vantagem italiana, que por sua vez, se fechou no campo de defesa e só saia na boa, quando encontrava espaços para atacar.

Nos 15 minutos iniciais, a Alemanha criou três oportunidades, duas com Reus e uma com Lahm, enquanto o selecionado italiano, chegou apenas uma vez, em lance individual de Balotelli.

O técnico Cesare Prandelli alterou a equipe italiana em busca de fechar ainda mais o time, deixaram o campo Montolivo, Cassano e Balotelli, entraram Diamanti, Thiago Motta e Di Natele. Já a Alemanha partiu pro tudo ou nada. Joachim Low sacou Boateng e mandou Thomas Muller pro campo.

A Itália jogando no contra-ataque teve a oportunidade de liquidar o jogo em dois lances parecidos. Duas chegadas na diagonal da direita pra esquerda, dois chutes cruzados que passaram com muito perigo. Os dois lances foram criados por Marchisio.

A Itália continuou sendo mais perigosa que a Alemanha jogando no contra-ataque. E Di Natale perdeu uma grande oportunidade, quando recebeu livre, saiu na cara do Neuer, mas bateu pra fora.

A Alemanha ainda tentou lances ofensivos com Ozil, Reus e até com o zagueiro Hummels, mas foi insuficiente para romper a defesa comandada pelo sempre seguro Buffon. Só conseguiu, aos 46 minutos, quando o árbitro anotou um pênalti cometido por Balzaretti. Na cobrança, Ozil diminuiu o placar. Mas ficou nisso, Itália classificada 2 x 1 Alemanha eliminada. Com a vitória, a Itália mantém a escrita de não perder para a Alemanha em torneios oficiais.

Agora a Itália vai encarar a Espanha, no próximo domingo (1), às 15h45 na final da Eurocopa 2012.

Por Rafael Guimarães

0 comentários