Rapidinha: Porto assume liderança e a disputa promete ser quente durante o campeonato

Benfica bate Braga fora de casa. Foto: Sapo
Como todos já sabem e como o título já anunciou, o campeonato português tem um novo líder. Isso porque o Porto aplicou uma sonora goleada no Gil Vicente por 5 a 0 chegando aos 42 pontos no campeonato. A mesma pontuação tem o Benfica que venceu o Braga por 2 a 1, mas o Porto ficou com a ponta do campeonato devido ao saldo de gols, que agora passa a ser de 32 portistas contra 29 lisboetas. Começaremos falando especificamente dos jogos dos dois times nesta rodada e depois uma pequena consideração sobre o campeonato.


Braga 1 – 2 Benfica 


Mais uma partida, mais um teste. Jorge Jesus jamais havia vencido no Estádio Axa, aquela mesma partida também foi a primeira derrota de José Peseiro, enquanto visitado, perante a equipe da Luz. 

A vontade de vencer do Benfica bateu logo cedo aos cinco minutos, quando Salvio, posicionado de frente para a meta do Braga, precisou dar dois chutes para vencer Beto e assinalar o primeiro gol do Benfica. O Benfica continuava em ritmo forte em todo o primeiro tempo, fazendo forte pressão e criando várias chances, tanto que mais tarde aos 35 minutos, Gaitán fez um belo passe de trivela para que Lima marcasse o segundo gol Lisboeta na partida. 

Com uma vantagem por dois gols no placar, o Benfica voltou para a segunda etapa e passou a administrar o resultado conquistado no primeiro tempo, porém, acabou por começar a facilitar demais as coisas para a equipe do Braga que estava a ganhar mais confiança a cada minuto que passava, principalmente após a entrada de João Pedro na partida. A alteração fez com que o Braga ganhasse mais velocidade ao flanco direito, com Ismaily muito bem do lado contrário. Logo depois, Jorge Jesus respondeu com a entrada de André Almeida para o lugar de Ola John, e isso fez com que o Benfica recuasse pro seu campo de defesa. 

Com o Benfica recuado e com o Braga a ganhar mais campo para jogo, era questão de tempo até que o gol do Braga aparecesse, como de fato apareceu aos 32 minutos do segundo tempo. João Pedro que entrou aos 19 minutos da segunda etapa para tentar mudar o panorama do jogo, recebeu uma bola de Éder que contou ainda com uma falha da defesa na tentativa de cortar o passe, que terminaria como assistência para o gol do Braga. 

O Braga estava de volta ao jogo, mas tinha que correr contra o relógio para tentar igualar-se aos lisboetas no marcador. A reação da equipe da casa acabou quando Haas derrubou Lima, que sairia sozinho contra o goleiro, e viu o vermelho direto. 

Tendo a vitória nas mãos os lisboetas iriam para a ponta da tabela. Pelo menos, provisoriamente. 


Porto 5 – 0 Gil Vicente


Começou bem, terminou melhor ainda. Esta foi uma partida que não reservou sequer um pequeno perigo para a equipe do Porto que precisava vencer para se igualar ao mesmo número de pontos do Benifca. Só não sabiam que a surpresa que estava reservada para esta partida seria muito boa... 

Com a equipe do Gil Vicente atuando de forma apática durante quase todo o jogo, só restava ao Porto fazer sua parte de ir buscar a diferença de pontos para o Benfica na tabela. Tarefa que começou logo aos cinco minutos, quando Danilo avançou sozinho para a grande área adversária e abriu o placar. A partida seguiu sem muita emoção, mas com uma enorme facilidade para a equipe portista que voltou a marcar aos 12 minutos, quando Otamendi chutou para o gol e viu a bola bater em Vítor Vinha antes de entrar, fazendo o 2 a 0 em favor do Porto. Assim terminou o primeiro tempo. 

Na volta do intervalo, as equipes se portaram da mesma maneira como terminaram a primeira etapa. O Porto impunha seu jogo e dominava a partida enquanto o time do Gil Vicente apenas assistia a equipe portista jogar. Essa supremacia resultou em mais dois gols do Porto. Defour recebeu uma boa bola na esquerda e avançou rumo á grande área, onde desferiu um forte chute na bola que ainda bateu na trave antes de entrar no gol, aos 9 minutos da etapa complementar. 

O Gil Vicente já não nada criava na partida, quando as coisas resolveram ficar ainda piores. Cláudio recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. Com um homem a menos, o Porto aproveitou-se mais ainda da fragilidade da equipe adversária chegando a mais um gol, e desta vez, Castro cruzou da esquerda para que Varela desviasse de cabeça para fazer o 4 a 0. Antes do final da partida, Jackson Martínez (que está jogando muito no Porto) aproveitaria um passe de Sebá, fazendo o quinto gol e fechando o caixão... ops, resultado que daria a vitória incontestável ao Porto. 

Ambas as equipes (Benfica e Porto) venceram e possuem agora 42 pontos. Porém, o Porto aparece na liderança por levar vantagem no saldo de gols (32 x 29). O Braga é o 3º colocado com 29 pontos, seguido do Paços Ferreira com 28 pontos na 4ª colocação. 

O que podemos concluir é que (pelo menos até aqui) o campeonato ficará outra vez para ser decidido entre Porto e Benfica, já que as duas equipes demonstram equilíbrio durante o campeonato e possuem campanhas parecidas, com 13 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota em 16 jogos. O Braga possui apenas 29 pontos e está longe de ao menos sonhar em encostar nas duas equipes, mas lutará para manter a posição atual. Logo, com duas equipes de campanhas parecidas e com futebol acima da média na atual temporada, também teremos o famoso jogo das toalhinhas e secadores, já que o duelo maior do campeonato será sempre na parte de cima onde qualquer deslize poderá ser fatal para abrir as portas para que o adversário passe á frente. Lembrando que na próxima rodada, o líder Porto enfrenta o Vitória Guimarães que é o 6º colocado na tabela de classificação, enquanto o vice-líder Benfica pega o Vitória Setúbal que é o 15º colocado na tabela e dono da pior defesa do campeonato com 33 gols sofridos. 

Enfim, esse campeonato promete ser muito interessante embora a briga seja maior somente entre duas equipes. Mas até o fim da temporada muita coisa pode mudar. Ah, ia me esquecendo: Tio Manoel manda lembranças para todos vocês e promete que sempre os manterá informados de tudo que acontece em Portugal, ó pá. Nos despedimos aqui agradecendo sua visita, caro leitor.
Tags: ×

0 comentários